Quais as principais tendências no setor hoteleiro para 2024?

O consumidor está cada vez mais exigente com aquilo que consome, especialmente pelo alto número de opções, e com hotéis isso não é diferente. Por conta disso, é fundamental estar atento as tendências no setor hoteleiro, para poder sair na frente de seus concorrentes ao implementar antes novidades ou mesmo adaptar processos em seu estabelecimento.

1 – Sustentabilidade 

Quando pensamos em turismos em paraísos naturais, cada vez mais, temos pessoas preocupadas em como aquele estabelecimento preserva aquele local. Reciclagem, reuso de água, uso de placas solares são apenas alguns dos muitos exemplos que fazem diferença para hóspedes hoje em dia, especialmente pelo peso que as redes sociais exercem, assim como avaliações online, na influência da decisão dos clientes.

2 – Maior uso de IA  

Talvez, a inteligência artificial esteja entre os grandes diferenciais para os clientes e seja uma das grandes tendências no setor hoteleiro para 2024. Falamos principalmente do uso de chatbots, que podem ser o diferencial para um cliente que esteja pensando em fazer algo fora do horário de atendimento do setor administrativo do hotel.

Podemos citar, por exemplo, as reservas diretas que ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, eles também podem ajudar nos casos de aumento do pacote, venda cruzada e também acompanhamento das demandas, sendo um importante aliado deste setor do estabelecimento, que poderá trabalhar com mais eficiência e lidando especialmente com casos mais críticos, já que os mais simples poderão ser resolvidos diretamente com os chatbots.

3 – Marketing digital 

Como em qualquer setor, hoje é muito difícil obter sucesso em um negócio sem um bom investimento em marketing digital. E no setor hoteleiro também temos uma alta competitividade, o que torna importante a presença na internet.

Isso poderá ser feito através das redes sociais, blogs (com temas relacionados à região) ou mesmo novas tecnologias como a de RA (realidade aumentada). Esse trabalho de divulgação, aliado a um trabalho de conversão e, principalmente, de retenção, será um importante diferencial para o faturamento do hotel.

4 – Maior investimento em experiências diferenciadas 

Uma das tendências no setor hoteleiro que está em alta é o investimento em experiências personalizadas. Trata-se de algo que já vem sendo trabalhado nos últimos anos e que seguirá forte em 2024.

Elas se referem tanto para passeios especiais organizados pelo próprio hotel, eventos internos, entre outros, como também por experiências diferenciadas dentro da própria suíte. Esta pode ser realizada através da automação, que possibilita maior comodidade, como também por quartos que tenham isolamento acústico.

Este último é especialmente interessante para aqueles que fazem viagens de negócio e, às vezes, buscam por locais silenciosos para descansar ou até mesmo para trabalhar.

5 – Maior variedade de opções gastronômicas 

Normalmente quando a pessoa se hospeda, ela encontra apenas opções padrão de pratos. Contudo, falamos de algo que vem mudando e deverá ser outra grande tendência no setor hoteleiro para 2024: investir em novas experiências gastronômicas.

Além de ser uma boa possibilidade de aumentar o ticket médio do hotel, também se torna mais um atrativo para os hóspedes. Essas opções podem ser pratos de chefs renomados, receitas especiais para veganos, pratos regionais ou mesmo receitas feitas a partir da produção local.

Pensando que hoje temos um forte apelo de pratos “instagramáveis”, o estabelecimento ainda tem uma ótima possibilidade de divulgação a partir das marcações de usuários hospedados no hotel.

6 – Automatização de check-in e check-out 

Ainda dentro da questão comodidade, uma automação que merece um tópico à parte é o check-in e check-out. Ela ganhou muita força no tempo da pandemia, pois era um momento em que se buscava o mínimo de contato possível, e isso foi uma boa alternativa para os hotéis, motéis, etc.

Só que essa tendência seguiu em alta, cada vez mais, lugares estão buscando trazer essa comodidade, uma vez que facilita tanto a chegada do hóspede, que pode gastar menos tempo do que ao fazer isso presencialmente e da mesma forma na hora de sair, quando ele já pode finalizar tudo ainda estando na suíte. Além disso, ainda traz maior privacidade para aquelas pessoas que buscam o mínimo de contato possível.

Considerações finais 

Pudemos observar como muitas das tendências no setor hoteleiro se relacionam diretamente ao avanço tecnológico que a era em que vivemos traz. Apesar de termos opções turísticas que visam justamente trazer uma experiência mais natural e desconectada desse excesso de eletrônico, a imensa maioria das pessoas buscam justamente pela modernidade e comodidade que ela pode proporcionar.

E pensando nesta experiência diferenciada que convidamos você a conhecer o painel da Autonav Sistemas. O nosso equipamento trará maior comodidade aos hóspedes, que poderão controlar todas as funções do quarto e até mesmo fazer os pedidos através dele.

Ele ainda possibilita que, se o cliente desejar, poderá baixar o app do painel, vincular ao equipamento e controlar todo o quarto através de seu smartphone. Entre em contato e saiba mais! 

Posts Relacionados

motel
Uncategorized

Conheçam histórias curiosas que já aconteceram no motel

Provavelmente, boa parte das pessoas já passaram por alguma situação inusitada no motel. Desde fatos curiosos, engraçados e até meio constrangedores, eles são relativamente comuns. E pensando nisso, hoje trouxemos algumas das melhores histórias relatadas em redes sociais ou sites

Leia Mais »
//
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como podemos ajudar?