Você sabia que hoje em dia está cada vez mais comum oferecer aos hóspedes cromoterapia em hotéis e motéis? Antes, essa prática era vista somente em spas, pousadas ou clínicas. Agora, essa terapia alternativa tem ganhado força como mais um atrativo para os clientes de estabelecimentos de hospedagens.
E hoje, além de falar um pouco sobre a cromoterapia, vamos também mostrar alguns exemplos de como seu estabelecimento pode fazer uso dessa ótima opção de serviço diferenciado.
O que é a cromoterapia?
Também conhecida como terapia das cores, é um tipo de tratamento complementar, em que elas são utilizadas para auxiliar a tratar certas doenças, como febre, insônia ou doenças psiquiátricas. Dentro da cromoterapia, é mais comum o uso do vermelho, amarelo, azul, verde, rosa, violeta e laranja.
Ela utiliza as ondas emitidas pelas cores para atuar em células do nosso organismo e assim melhorar o equilíbrio entre o corpo e mente. Seu efeito vai desde promover uma maior sensação de bem-estar, até mesmo aliviar sintomas de doenças, como pressão alta ou depressão.
Na cromoterapia cada cor possui uma função terapêutica diferente, que pode ser aplicada por meio de diversos instrumentos, mas o mais comum são as lâmpadas coloridas.
Os efeitos de cada cor
Cada uma das cores atua de forma diferente no nosso corpo, vejam quais são os principais efeitos:
- Vermelho – é uma cor quente com propriedades estimulantes que é capaz de ativar e energizar os órgãos. Além disso, ela estimula o sistema nervoso central, ajudando a reduzir fadiga, o cansaço e o desânimo. O vermelho também aumenta a motivação, disposição e o desejo sexual;
- Amarelo – esta cor ajuda a energizar e tonificar os músculos, ativar os gânglios linfáticos e melhorar o sistema digestivo. Ela também aumenta a inspiração, melhora estados de depressão, apatia e desânimo, além de reduzir o esgotamento mental;
- Laranja – ela pode ajudar a estimular a criatividade e emoções felizes, além de aumentar a energia dos pulmões, da respiração e da digestão, auxiliando também no tratamento das náuseas. O laranja também pode estimular a atividade mental, a tireoide, o crescimento dos ossos, aliviar cãibras e espasmos musculares;
- Azul – ela ajuda a acalmar e a tranquilizar, reduzindo a raiva, além de contribuir na eliminação das toxinas através da respiração, estimulando poderes intuitivos e construindo vitalidade. O azul também alivia a irritação, coceira e dores de afecções cutâneas, a febre, dor de cabeça, inflamação e ativa a glândula pineal;
- Verde – ela contribui para aliviar a tensão, trazendo sensação de equilíbrio, calma e harmonia. Ela também contribui para estabilizar as disfunções crônicas e agudas, e é a mais usada para aliviar gripes e resfriados, assim como tratar infecções;
- Violeta – ela ajuda a acalmar os órgãos, relaxar os músculos, incluindo o coração, além de combater infecções e contribuir para a purificação do sangue. Ela também é um calmante usado em meditação, ajudando também a acalmar o estresse mental, emocional, melhorar o sono e aliviar a dor;
- Rosa – esta cor estimula o amor, o desejo e o prazer. Ela também energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sanguíneo.
Como usa a cromoterapia em hotéis e motéis?
Diante de tudo o que explicamos acima, fica claro o tanto que esse investimento é atrativo. Essa prática é uma excelente opção para atrair novos clientes, pois proporciona a eles uma experiência diferenciada.
Atualmente, o modo mais comum de vermos o uso da cromoterapia em hotéis em motéis é simplesmente na iluminação do quarto. Até pela facilidade de implementação, torna-se uma alternativa relativamente barata para que os clientes possam desfrutar dos benefícios das cores enquanto estão juntos na cama.
Entretanto, outros estabelecimentos estão indo além, oferecendo um tratamento diferenciado para os casais ao disponibilizar suítes com hidromassagens com a cromoterapia. Trata-se de um grande atrativo, pois a pessoa pode se beneficiar dos efeitos dos jatos da banheira juntamente com as vantagens da terapia das cores.
E neste momento o estabelecimento ainda pode aumentar seu ticket médio ao oferecer complementos como sais de banho, cremes e óleos essenciais para um tratamento completo..
Considerações finais
Como puderam observar ao longo do texto, investir na cromoterapia em hotéis e motéis pode ser uma excelente estratégia para atrair novos clientes. Ela pode ser integrada até mesmo na decoração e pintura da suíte.
Tudo dependerá da capacidade de investimento de cada local, sendo que a própria presença das diferentes luzes com uma boa iluminação na suíte já pode atingir o efeito desejado.
E para os clientes poderem fazer o melhor uso da cromoterapia na suíte, convidamos vocês a conhecerem o painel da Autonav Sistemas. Seja através do equipamento ou do app, que o cliente pode baixar em seu smartphone, ele poderá ter total controle sobre a iluminação e todas as outras funções do quarto sem precisar sequer se levantar da cama.
Entre em contato conosco e saiba mais!