Câmeras na suíte de motel e os mitos envolvendo o tema

Os últimos dias trouxeram uma polêmica que não é exatamente nova, mas que reacendeu o tema sobre possíveis câmeras escondidas nas suítes de motel. Isso ocorreu por conta de uma notícia de uma mulher que acusou um estabelecimento em Pinheiros, bairro da Cidade de São Paulo, de ter deixado câmeras escondidas.

A história virou caso de polícia e até um emissora de TV teve acesso ao quarto para esclarecer o assunto, que na verdade trata-se de um imenso mal-entendido. Pelo fato de o painel que estava presente na suíte ter entrado na história, nós da Autonav Sistemas resolvemos fazer esta nota de esclarecimento, de forma a eliminar qualquer dúvida que vocês possam ter em relação ao tema.

Câmeras dentro da suíte: verdade ou mito?

Quem nos explicará melhor sobre o assunto, será o Pascoal, que é gestor de Ti da empresa MEC Tecnologias Corporativas e Autonav Sistemas de Automação. Ele atua diretamente na prestação de serviços de TI em vários motéis desde 2008 realizando implantação de redes wifi, sistemas de gestão, além da implantação e suporte dos nossos painéis.

Mais do que isso, ele também é responsável pela implantação de câmeras de segurança, mas que desde já ele ressalta, estão apenas presentes nas áreas de circulação e administrativa dos motéis. Pascoal relata que já prestou serviços para centenas de motéis Brasil afora e nunca viu ou percebeu indícios de câmeras instaladas em qualquer suíte. Inclusive destaca a experiência pessoal, já que esteve hospedado em boa parte deles.

O que ocorre, segundo ele, é um desconhecimento por parte dos clientes em relação aos equipamentos que precisam ser instalados dentro do quarto para oferecer conforto, comodidade e até mesmo a segurança dos hóspedes. Agora vamos falar um pouco sobre cada um deles:

1 – Led Transmissor Infravermelho

Sobre este Led Transmissor, Pascoal explica:

“Estes dispositivos são colocados nas suítes para controle da tv e o ar-condicionado, este está ligado ao painel de cabeceira o que permite a comunicação dele com esses dispositivos sem a necessidade do controle da TV ou do Ar-condicionado, dando mais comodidade ao hóspede.

O que ocorre é que pelo fato deste transmissor precisar ficar na direção da TV e do Ar-condicionado, ele fica exposto em algumas instalações, causando uma sensação de desconfiança para o hóspede”.

Uma informação importante: este foi o dispositivo apontado como “suposta câmera” pela hóspede e que a própria reportagem da TV mostrou na prática como é seu funcionamento e porque ele precisa estar em um local aberto ou com aberturas, pois o infravermelho só irá funcionar se não tiver nada que o cubra completamente.

2 – Sensor de Fumaça

Como Pascoal cita, este costuma ser o maior “vilão” e alvo de desconfianças dos hóspedes. Entretanto, ele traz detalhes sobre seu funcionamento, para quem desconhece sua importância:

“Ele tem uma caixa muito similar a uma câmera e com essa capa inferior passa ainda mais a sensação de ter algo escondido, mas é algo imprescindível para a segurança do hóspede. Isso porque, em caso de fumaça (fumaça relevante, o fato de simplesmente fumar não causa o acionamento) na suíte é acionado um alarme colaborando para a evacuação do hóspede em caso de um incêndio”.

Como podem ver, a presença do sensor de fumaça é fundamental e necessária para a segurança de quem está hospedado no local. Ou seja, a presença dessa caixinha no teto pode inclusive salvar sua vida em caso de uma emergência.

3 – Antenas Wi-Fi

Por fim, temos um problema que é um pouco mais recente, pois envolve principalmente as suítes para festas. Sobre elas, Pascoal explica:

“Alguns motéis possuem suítes de festa ou suítes grandes, não permitindo realizar a instalação destas antenas no corredor de serviço, onde geralmente são instaladas.  A razão é que o sinal não fica satisfatório em todos os ambientes da suíte.

Por conta disso, as antenas são instaladas dentro da suíte para maior qualidade de sinal e velocidade. O que acontece é que elas possuem leds (cada modelo com a sua particularidade) que acabam gerando desconfiança ao hóspede;

Contudo, o real intuito delas é apenas fornecer mais qualidade no sinal de internet. Alguns modelos até permitem apagar esse led o que acaba dificultando um futuro suporte em caso de problemas, mas o fato de ter somente um “disco” no teto também gera desconforto.

Considerações finais

Acreditamos que trazer este tipo de esclarecimento é importante, pois valorizamos muito a experiência de nossos clientes e não desejamos que haja nenhuma desconfiança ou mal-entendido (como foi o caso que gerou toda essa polêmica).

Como o próprio Pascoal destacou, é impossível dizer que 100% dos motéis não possuem câmeras dentro das suas suítes. Ainda assim, com a vivência que teve ao longo dos anos, nunca viu ou desconfiou de algo parecido nos motéis que prestou serviço.

Entretanto, ele acredita sim que falte informação aos hóspedes. Podendo ser desde um folder explicativo na suíte, ou ter de alguma forma esse tema incluso no script de atendimento dos colaboradores que realizam check-in.

Uma outra opção que ele coloca seria ter informações nas mídias sociais dos estabelecimentos, pois assim poderá passar mais confiança aos hóspedes e minimizar esses tipos de problemas. Por fim, destacamos que o Painel da Autonav Sistemas não possui ou faz uso de nenhuma câmera.

 

 

 

 

Posts Relacionados

Articles

As tendências que estão inovando o setor moteleiro

A Nova Motelaria tem dado novos ares aos motéis brasileiros, fazendo com que a estadia seja mais luxuosa e tecnológica. Para isso, esse conceito tem incorporado elementos de alta gastronomia, tecnologia de ponta, design sofisticado e atendimento personalizado, atraindo um

Leia Mais »
//
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como podemos ajudar?