A rede moteleira, como temos trazido ao longo dos nossos artigos, passa por grandes mudanças. Elas se devem a uma nova imagem do local, que deixou de ser apenas para encontros íntimos e passou a investir em uma experiência completa. Dentro dessas novidades, podemos citar o investimento na gastronomia do motel, aposta de muitos estabelecimentos para atrair e fidelizar novos clientes.
Como se dá esta evolução na gastronomia do motel?
Refeições no motel não são novidade ou algo inédito, mas até então as opções eram bem mais restritas. Por exemplo: o mais comum era termos salgadinhos de pacote, lanches e principalmente o café da manhã. Havia até os que ofereciam algo mais, só que estes eram exceção e mesmo assim com pratos normalmente executivos duplos e com pouco atrativo visual.
Especialmente na última década, passamos a ver uma maior mudança, com a gastronomia do motel ganhando importância. Isso pôde ser visto inclusive com eventos direcionados a esse segmento como o “Chef’s no Motel”. Ele é promovido pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) e convida profissionais renomados para elaborar cardápios especiais por um preço promocional.
Ou seja, temos cada vez mais um olhar atento para o setor gastronômico por parte da rede moteleira. Os estabelecimentos passaram a entender que oferecer esse diferencial na experiência é mais uma forma de atrair e fidelizar os clientes.
O que você precisa saber antes de implementar mudanças na gastronomia do motel?
Esta mudança não é algo simples, pois envolve custos extras com pessoal, com mantimentos para o preparo, com equipamentos, além dos próprios utensílios, que devem ser diferenciados para se encaixar no contexto da experiência gastronômica. Sendo assim, alguns fatores devem ser levados em conta antes e vamos abaixo falar melhor sobre eles:
1 – Entender seu público-alvo
Primeiramente vamos ao principal: você precisar conhecer muito bem o seu cliente. É fundamental entender se falamos de um público que prefere comidas gourmet ou se para ele pratos mais simples são mais do seu agrado.
Isso porque não adianta criar um cardápio chique, se seu público prefere comida mais tradicional. Da mesma forma, se seu público prefere pratos diferenciados, não adianta trazer um cardápio com comidas simples.
2 – Investir em todos os pratos do dia
Como o motel tem um funcionamento de 24 horas por dia, o cardápio também deverá atender às necessidades dos clientes que frequentem o local nos diferentes horários. Ou seja, você precisará trabalhar a gastronomia do motel não apenas para o jantar, mas para o almoço e para o café da manhã.
3 – Trabalhar a variedade dos pratos e considerar parcerias
Não falamos essencialmente de ter um imenso cardápio, mas é muito importante que se tenha uma variedade de pratos que possam atender ao mínimo necessário. Apenas um prato por dia, por exemplo, não seria o suficiente, já que muitas vezes a pessoa pode não gostar daquilo, ser vegetariana ou vegana e há a possibilidade de ela ter intolerância a determinados ingredientes.
Uma boa alternativa podem ser parcerias com restaurantes da região (ou mesmo de renome), para que assinem os pratos. Servirá como um aprendizado, além de ótimo atrativo para os clientes, que saberão que contarão com um cardápio diferenciado no seu estabelecimento.
4 – Atenção especial na apresentação dos pratos
A gastronomia do motel neste novo momento, se assemelha muito mais ao que se convencionou chamar de “cozinha gourmet”, que nos últimos anos inundou o país com todos os tipos de produtos feitos com ingredientes diferenciados. Só que além dos ingredientes, esses pratos também contam com uma imagem muito bem trabalhada, seguindo aquela expressão de “comer com os olhos”.
Por conta disso, você precisará não apenas fazer um prato apetitoso e bem elaborado, mas que também seja visualmente bonito. Para além de ser atraente para os clientes, essa experiência sensorial, também poderá servir como propaganda.
A explicação é que este tipo de comida é o que chamamos de instagramáveis e podem atrair outras pessoas que querem ir ao motel, mas querem uma experiência completa. Afinal, qualquer usuário do Instagram já se deparou com algum amigo ou parente que vai a um lugar e posta a foto da comida que achou bonita e de alguma forma se sentiu atraído a prová-la.
5 – Atenção aos procedimentos da Vigilância Sanitária
Algo importantíssimo e que você precisa ter atenção é de seguir os “Procedimentos Obrigatórios Padronizados” (ou POP). O POP é um documento obrigatório, exigido pela Vigilância Sanitária e citado na RDC 216 e na RDC 275. Ele deve trazer instruções sequenciais para a execução de tarefas que devem ser realizadas no dia a dia, assim como atividades rotineiras.
Entre algumas das exigências que temos nele, podemos destacar:
- Higienização de instalações, equipamentos e móveis;
- Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
- Higienização do reservatório;
- Higiene e saúde dos manipuladores.
A principal função aqui é que se tenha uma padronização de todas as atividades, como forma de ter um controle sobre uso de materiais e periodicidade de higienização de equipamentos. Além disso, oferecer instruções claras para os trabalhadores poderem executar as tarefas com mínimo risco de erro.
Por fim, permite que qualquer funcionário (independente do turno) executará o preparo da mesma forma, sem que haja alteração no resultado. Isto tudo serve como uma garantia ao cliente de saber que os procedimentos estão em conformidade com aquilo que exige a Vigilância Sanitária, assim como possibilita a mesma fazer a verificação se está tudo sendo feito de acordo com suas exigências.
Outros detalhes a serem observados e considerações finais
Investir em uma cozinha mais moderna pode exigir um certo custo, mas sabendo exatamente o público que se deseja atingir, o resultado pode vir com uma maior propaganda e até mesmo um maior ticket médio do cliente no seu estabelecimento. Tudo isso precisa ser aliado a tecnologia que facilite a vida do cliente na hora de escolher o prato.
Nós da Autonav Sistemas, através de nosso painel, possibilitamos que o motel possa colocar todo o seu cardápio, inclusive com imagens, de forma a facilitar a escolha do cliente e desde o início investir na experiência sensorial, aliada a modernidade. Além disso, você terá total controle para poder fazer atualizações regulares dos pratos, se for necessário.