A Geração de Demanda em motéis é uma das atividades mais complexas para profissionais de marketing e vendas. Se por um lado estamos falando de um mercado que tem potencial gigante de crescimento, com alto grau de profissionalismo e diversas opções para os usuários, por outro enfrentamos tabus, barreiras econômicas e culturais que dificultam este processo.
Segundo a Associação Brasileira de Motéis – AB Motéis, hoje há no Brasil cerca de 5 mil motéis, que movimentam cerca de 4 bilhões por ano de forma direta ou indireta. A princípio parece muito, mas considerando que temos 5570 municípios no Brasil, o número de motéis no Brasil ainda é muito pequeno – e grande parte (Cerca de 20%) está concentrada na região metropolitana de São Paulo.
Sendo assim, é possível dizer que há muita demanda para este serviço em todo o nosso país, e para quem já atua há diversas oportunidades de geração de demanda e aumento de lucratividade nas suítes.
Principais dificuldades na geração de demanda em motéis
Se existe todo este mercado, por que é tão difícil trazer clientes para os motéis e conseguir cobrar um preço justo pelos serviços oferecidos? Em primeiro lugar, há uma questão cultural muito forte que não facilita o serviço dos profissionais de marketing da área.
Por ser muito relacionado a sexo – quando na verdade pode ser uma interessante opção de hospedagem rápida -, existe um tabu na comunicação de motéis. Apesar de não ser algo proibido, muitas vezes as campanhas de marketing do setor não são bem recebidas, pois há um tabu em nossa sociedade quando se fala de sexo. Além disso, empresas que poderiam abordar o aspecto da hospedagem muitas vezes acabam sofrendo com o preconceito pré-existente sobre as empresas do setor.
Pense rapidamente sobre isso: Se você está fazendo uma viagem de trabalho e precisa apenas de um lugar confortável para dormir, o que te impede de ficar em um motel ao invés de um hotel? Via de regra a hospedagem no primeiro é mais barato e os quartos possuem muito mais conforto e tecnologia…
Assim, é possível afirmar que a geração de demanda pode vir de pequenas ações estratégicas e principalmente na construção de uma boa imagem na cabeça dos seus clientes. Se você consegue gerar valor em sua estadia, seu motel passa a ser uma opção para hospedagem rápida, festas, além, claro, do local no qual casais possam compartilhar momentos especiais. Como fazer isso então?
Os detalhes são fundamentais. Tecnologia e conforto são suportes de uma experiência única
Claro que não vamos falar em apenas um único texto como que podemos investir e incrementar a geração de demanda em motéis. É um assunto complexo, que precisa ser quebrado em diversos textos, que apresentaremos nas próximas semanas para você, amigo pertencente à rede moteleira. Entretanto, é possível a gente dar um pequeno “spoiler” de como fazer isso: invista na experiência do seu usuário.
Se um cliente entra em seu motel e está tudo limpo, cheiroso e arrumado, ele raramente vai perceber – isso já é esperado, é considerado uma obrigação sua deixar tudo em ordem. Porém, se quando ele entrar na suíte tiver cabelo no travesseiro, sujeira na banheira, tudo estiver desarrumado, ele vai perceber no mesmo momento que há alguma coisa errada. Esse talvez seja um dos grandes segredos da geração de demanda em motéis: grande parte do serviço é invisível, e só “deu certo” quando o cliente passou horas no seu estabelecimento e nem se deu conta daquilo.
O encantamento de um cliente de motel se dá exatamente por ele nem perceber que para ele curtir aquelas horas ali na suíte houve um trabalho árduo, de muitas pessoas envolvidas e detalhista. Quer um exemplo mais claro? Nosso painel Autonav tem um controle de som que baixa gradativamente o volume quando é feito o anúncio de que chegou o jantar, e depois volta ao nível em que estava. Provavelmente os clientes nem percebam isso – mas perceberiam se fossem interrompidos com um som brusco ou se a música parasse de repente. Foram meses de trabalho em nosso software para que chegássemos a isso, mas poucos segundos de prática que tornam a experiência do cliente melhor.
Acompanhe dicas para geração de demanda em motéis
Como dissemos acima, nas próximas semanas colocaremos vários textos aqui que falarão sobre a geração de demandas em motéis. Como podemos fazer com que as suítes proporcionem uma experiência única e os clientes percebam valor em todos os aspectos? Como cobrar um valor que justifique o investimento em arquitetura, tecnologia e serviços necessário para criar esta atmosfera especial? É possível atingir públicos diferentes do atual e fazer com que o seu motel cresça mesmo em período de incerteza econômica?
Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais, e traremos a resposta para essas e muitas outras perguntas. Saiba tudo sobre ambientação da suíte, a melhor tecnologia para ar-condicionado, como gerenciar o sistema de som, aumentar o tíquete médio por meio da venda de produtos durante a estadia e muito mais por aqui.
Fique ligado, e qualquer dúvida que tiver entre em contato que estamos sempre à disposição de vocês!